New

Nas Rodas do Choro



O processo de aprendizado deste gênero tipicamente brasileiro

O documentário Nas Rodas do Choro passeia pelo universo do choro tendo como interesse principal o processo de aprendizado deste gênero tipicamente brasileiro.

O choro não seria o que é sem as informais rodas, responsáveis pela permanência do gênero e o surgimento de novos protagonistas. Partindo dessa premissa, o filme visita a cena carioca para mostrar que o gênero que consagrou Pixinguinha se mantém vivo e fresco.
É com os músicos sentados em círculo, em bares, praças ou mesmo no quintal, que o choro acontece. O documentário se constrói por meio de depoimentos e trechos de apresentações, praticamente sem recorrer a material de arquivo. O passado, que traz ar nostálgico, é resgatado por histórias contadas pelos entrevistados.
Dentre os veteranos, estão lá Carlinhos Leite eCésar Faria, que foram integrantes do lendário conjunto "Época de Ouro", conjunto criado porJacob do Bandolim na década de 1960.
Nomes como Joel NascimentoDéo Rian, Bozó 7 Cordas e Odette Ernest Dias também marcam presença. Uma das rodas sagradas da década de 1970, que acontecia no bar Sovaco de Cobra, é rememorada por Luciana Rabello. Foi lá que ela e o irmão Raphael Rabello descobriram essa música.
Defendendo que o choro é uma expressão artística coletiva, informal e livre, o filme de Milena Sáilumina, de forma leve e envolvente, essa tão espontânea sonoridade brasileira. Inédito. 50 min.
Ano: 2009. Gênero: documentário musical. Direção: Milena Sá.






Share this post

O Povo Brasileiro, por Darcy Ribeiro.


O Povo Brasileiro é uma obra do antropólogo Darcy Ribeiro, lançada em 1995, que aborda a história da formação do povo brasileiro, sua origem mestiça e a singularidade do sincretismo cultural que dela resultou. Com imagens captadas em todo o Brasil, material de arquivo raro e depoimentos, a série é um programa indispensável para educadores, estudantes e todos os interessados em conhecer um pouco mais sobre o nosso país.
Baseado no livro de mesmo nome, e usando muitas das imagens gravadas por Darcy Ribeiro - uma das cabeças mais brilhantes do Mundo e que tanto lutou por um Brasil melhor - fez um grande estudo sobre a formação do povo brasileiro.
Esse documentário é uma forma de ver a beleza dos principais povos que formaram a nação brasileira, e é um grande contraponto a muitas visões preconceituosas que ainda imperam no país, principalmente em relação ao índio e ao negro. Mostra também as raízes da desigualdade social que vivemos até hoje.



Ficha técnica: 
Idealização e Direção: Isa Grinspum Ferraz 
Roteiros: Antônio Risério, Isa Grispum Ferraz, Marcos Pompéia 
Produção Executiva: Zita Carvalhosa 
Direção de filmagem: Flávio Frederico, Mauro Farias 
Direção de fotografia: Adrian Cooper, Carlos Ebert, José Guerra 
Direção de arte: Rico Lins 
Direção de produção: Fernanda Senatori 
Montagem: Idê Lacreta, Vânia Debs 
Trilha Original: Marco Antônio Guimarães 
Edição de som / Mixagem: Eduardo Santos Mendes, João Godoy 
Coordenação pesquisa de arquivo: Stella Grisotti 
Abertura: Rico Lins, Siron Franco 
Narração: Matheus Nachtergaele
Participação Especial 
Chico Buarque 
Tom Zé 
Gilberto Gil 
O depoimento de Darcy Ribeiro foi filmado na cidade de maricá em junho de 1995

Direção de filmagem: Rafic Farah 
Direção de fotografia: José Guerra 
Produção: Carolina Vendramini 
Técnico de som: Guilherme Ayrosa 
Produtores Associados: Fundar - Fundação Darcy Ribeiro / Texto e Imagem

Share this post

O Homem Que Engarrafava Nuvens



O homem que engarrafava nuvens é um documentário brasileiro lançado em 2009, dirigido por Lírio Ferreira.

Este documentário conta a trajetória do compositor Humberto Teixeira, parceiro de Luiz Gonzaga, que juntos foram os responsáveis pela popularização do Baião na cultura nacional. Produzido pela filha Denise Dumont, conta com depoimentos, entre outros, de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Bebel Gilberto, Daniel Filho, Elba Ramalho, Otto e David Byrne (Talking Heads).


Share this post

Música e Memória



Vivas Por Dentro - Documentário Completo

Dan Cohen é o fundador da organização, sem fins lucrativos, Música e Memória. O grupo luta para provar que a música tem capacidade de combater a perda de memória, trazendo identidade para pessoas depressivas ou com problemas de esquecimento. Este documentário mostra experiências de vários americanos que testemunharam a diferença que a música faz. Com depoimentos de especialistas, o filme traz essa forte conexão entre música e alma, uma cura que atinge onde os medicamentos normais não conseguem chegar.

Um documentário que traz de maneira crítica a realidade de muitos idosos em nossa sociedade. Uma sociedade onde apenas a fase adulta é valorizada, as escolas se tornam depósitos de crianças e os asilos se tornam os depósitos de idosos.


Share this post